6 de agosto de 2011

LIBERTE-SE DA CAVERNA


          Em qual tipo de caverna nós vivemos? 
O que o filósofo Platão quis dizer em sua obra"Alegoria da Caverna"? 
Por que Deus permite que o homem chegue  a um estado deprimente? E o que fazer para se libertar dessas situações na ótica das religiões? Como será que o personagem desta história, feliz com a vida de casado, pai de dois filhos, irá reagir após perder a amada esposa em um trágico acidente de automóvel? Diante da fragilidade causada pelo triste episódio, o mesmo torna-se prisioneiro de si e das situações que o envolvem, sem enxergar suas dependências. Assim como ele, milhares de pessoas estão se aprisionando dentro das diferentes situações de cadeias psicológicas. Há os que se refugiam no alcoolismo, outros nas drogas, e os que também se tornam compulsivos em diferentes momentos: Sexo, alimentação, esporte, religião, entre outros...
Como o personagem principal irá se livrar da caverna diante de tudo que irá passar? "Uma história que se divide entre as prisões psicológicas do universo humano. Liberte-se da Caverna, não é uma história religiosa, mas aborda conceitos teosóficos dentro de diversos tipos de relacionamentos "De alguma forma somos todos prisioneiros de cadeias psicológicas, seja de formas simples, ou mais complexas. Vivemos numa sociedade globalizada que impõe padrões predeterminados, deixando os que não conseguem se enquadrar nesse perfil em verdadeiras cavernas, pois estão cativos dentro de suas sensações mais primitivas".

27 comentários:

  1. Olá Raquel, obrigada por seu depoimento! Qd quiser, escreva-me deixando seu e-mail, orkut, facebook...etc. Beijos

    ResponderExcluir
  2. li seu livro,amei...
    historia que nus faz parar pra pensar em que caverna estamos.Existe muitos Jose Soares por ai,sofrendo de alguma coisa não importa o que mais sofrendo preso numa verdadeira caverna!!
    quando comecei a lê não queria parar enquanto não soubesse o fim...
    fiquei muito satisfeita muito lindo mesmo!!
    vou aguardar o próximo que tenho certeza que não vai demorar!!
    parabéns Vilma mais uma vez!
    e obrigada por nus surpreender com suas historia..
    que deus possa te iluminar sempre te dando mais e mais ideias para você continuar escrevendo!
    "conte sempre comigo"

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Fabrícia!
    Fico feliz qd alguém como vc, diz que comprou, leu e gostou da história de Jose Soares e seus dois filhos. Agradeço o seu carinho, e com certeza compartilharei com vc por muito tempo as minhas obras e tudo que for possível.
    Agradeço de coração! Bjk...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mãe! Como sou seu filho sou suspeito de comentar, adorei e com certeza um ótimo livro que aborda bem as prisões psicológicas das pessoas,
    enquanto não li todo não parei rs..
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Fiz questão de ser a primeira a chegar no evento para adquirir o livro desta amiga que tanto admiro.
    Fiquei impressionada com a incrível história de Jose Soares e as prisões psicológicas de cada personagem. Uma Agatha Christie brasileira!
    Parabéns amiga! Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Qd li o livro, fiquei emocionado com a força de vontade de Jose Soares e a união dos seus filhos com ele após ter perdido sua mulher a que tanto amava. Uma família que deixa exemplo de vida para todos nós que nos identificamos com alguns dos personagens.Parabéns!!! Espero o outro o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  7. A abordagem da caverna que existe no subconsciente de cada um de nós, é de uma relevância impar, todos nós temos prisões psicológicas adormecidas. Quando e como elas irão se aflorar, depende das reações que cada indivíduo tem para cada evento e ocasião a qual se encontra envolvido, a essas prisões, o Filósofo Platão denomina de cavernas, e tais cavernas estão no subconsciente do ser em si. Portanto, quando se coloca nessa prisão, ele precisa de um salvador. O personagem José Soares teve no filho mais velho o seu salvador.
    Parabéns pela abordagem!
    do seu sempre leitor
    JUSCELINO

    ResponderExcluir
  8. É verdade, me esqueci de fazer esta citação em que a autora faz abordagem sobre as cavernas em que o filósofo Platão descreve de uma maneira genial.Adorei essa parte! Como te disse amiga, nesse seu livro está a verdadeira escritora! Parabéns! Bjuss

    ResponderExcluir
  9. Querida Vilma... Como em seu primeiro livro, não consegui parar de ler até ver o desfecho deste livro. E este não deixou a desejar, que história maravilhosa! Quantos não se colocaram ou ainda vão se colocar no lugar de José Soares? Quantos não pararam para pensar em qual caverna está se escondendo ou aprisionado? Quantos puderam perceber que podem não ter um anjo salvador para ajudá-lo a libertar-se como José Soares teve? São muitas as perguntas que surgem em minha mente neste momento... Como pessoa, pude repensar meus conceitos e rever meu estilo de vida. Como professora de Língua Portuguesa e Literatura, já incluí este livro na relação de livros paradidáticos que utilizaremos em nossa escola no próximo ano letivo. Deixo um imenso abraço para essa escritora que a cada livro nos surpreende mais...

    ResponderExcluir
  10. Agradeço todos os depoimentos. Espero que esteja mais simples agora para postar aqui os comentários sobre o livro "Liberte-se da Caverna". Mesmo que não tenhas contas, escreva como quiser ou puder, mas deixem os nomes no final...
    Obrigada de coração pelo carinho das palavras! Espero compartilhar com tudo e as todas as perguntas.
    Bjk...Vilma

    ResponderExcluir
  11. Parabéns minha amiga!!te desejo um super sucesso com esse novo livro ,que ele seja lido por muitas e muitas pessoas.Você é um ser humano invcrível e tudo que você escreve é sensacional.Adoro ler os seu livros.Beijãooooo Veralaine

    ResponderExcluir
  12. CARAMBA D. VILMA! EU LI O LIVRO SÓ POR CURIOSIDADE, MAS FIQUEI IMPRESSIONADO COM
    A HISTÓRIA. A SENHORA ESCREVEU TIPO UM FILME
    OU NOVELA SEI LÁ...PARABÉNS!MUITO SHOW!!!!!
    ANDERSON

    ResponderExcluir
  13. TIA MUITO BOM SEU LIVRO GOSTEI BEIJOS FERNANDINHO!
    ESPERO VER PRÓXIMO!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Veralaine, Anderson e Fernando!
    Se seguirem ao blog, não postarão como anônimos...
    Agradeço de coração todas as postagens.
    Bjk...

    ResponderExcluir
  15. Dona Dona Vilma.
    Meus parabéns pelo livro,ele e muito interessante eu amei, pena que não pude ir ao seu lançamento com a minha irmã e com o meu cunhado. Beijos

    Raquel Vitória (Melhor assim)

    ResponderExcluir
  16. Parabéns por esse livro maravilhoso!
    Uma história linda e interessante, onde ajuda as pessoas q são presas por algum tipo de problema psicologico a se libertarem e terem força de vontade de viver de uma forma diferente e melhor. Amei!!!

    ResponderExcluir
  17. Querida Vilma, finalmente consegui enviar um comentário. Confesso ter tentado, mas sem êxito, logo, não estava conseguindo entrar.

    Quero lhe dizer que fiquei muito emocionada com a história de José Soares, todo o contexto e seu desfecho. A gente lê e vive a história e isso é muito bom. Você está de parabéns minha amiga querida.

    Cida Oliveira

    ResponderExcluir
  18. 'Passei' por aqui p/ te contar q estou a-do-ran-do o livro, a sua simplicidade é refletidas nas suas palavras, é uma história muito bonita, é uma pena q não tenha continuidade, ou será q tem? Apaixonei-me pelo João Soares, q amor forte ele ainda sente por sua falecida esposa, fiquei encantada com a fragilidade de James, ontem chorei lendo sobre a morte de Campeão, é disso q precisamos, passamos o dia inteiro só ouvindo e lendo sobre violência, à noite lavo minh'alma, renovo os meus sonhos e reforço a minha credibilidade no amor lendo o seu livro, vc esta de parabéns, tenho a ideia q qualquer momento Mary vai se tornar uma vilã da próxima novela ou série de Manoel Carlos, estou agarrando um ódio dela...DAYSE
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Olá Vilma!!
    Tudo bem?

    Li o seu livro,muito legal!
    Guardarei os 2 comigo aqui c/ muito carinho.
    Mas estarei aguardando o próximo,
    logo vc irar ser uma escritora de novelas,
    parabéns.
    Como vc fez uma história assim?
    sofrimento do cara,dos filhos?
    cada um tem problemas,diferentes,né?
    Obrigado pelo carinho,pela dedicatória.

    O meu livro já esta registrado a 3 anos
    na bibliotéca nacional,mas nâo tenho tempo
    para correr atrás disso, mas com certeza uma hota dará.

    Vilma! desejo todo sucesso pra vc,
    e que agora vc não pare,faça muitos...
    Isso nos deixa muito feliz, estou sempre admirando e torcendo por vc.

    Fique c/ DEUS.

    bjs. Valeu mesmo!

    AILTON CARIOCA

    ResponderExcluir
  20. Nossa esse livro é muito bom mesmo... quando começei a ler nao consegui mais parar! Tia a senhora está de Parabéns... bjs

    Letícia

    ResponderExcluir
  21. Agradeço de coração a todos os depoimentos postados aqui. Poderiam usar a conta do orkut... Mas tudo bem o mais importante é o retorno gratificante em que o leitor declara ter gostado da história do livro. Obrigada Cida Oliveira(Escritora), Dayse(Amiga da faculdade), Ailton (Amigo camioneiro de Santos) e minha linda sobrinha Letícia. Bjks...

    ResponderExcluir
  22. Tia! adorei seu livro. Pensei assim, todo dia vou lê um pouquinho, mas a historia é tão interessante que acabei lendo tudo e adorei mesmo! A senhora está de PARABÉNS !!!!!

    Letícia !!!!

    ResponderExcluir
  23. EU SOU SUSPEITO EM DECLARAR A MINHA ADMIRAÇÃO POR ESTA LINDA E MARAVILHOSA ESCRITORA, QUE FEZ NO LIVRO LIBERTE-SE DA CAVERNA UMA DAS ABORDAGENS FILOSÓFICAS. FIQUEI AINDA MAIS FÃ DELA... SENSACIONAL!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Mãe, finalmente vim aqui deixar meu depoimento sobre seu livro. Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por ter lhe dado um dom maravilhoso e dizer que apesar de ter lido seu livro devagar, fiquei surpresa com o final e a mensagem de perseverança que o leitor recebe através da história de Jose Soares e seus dois filhos. Parabéns! Deus ilumine sua mente para que sempre vc possa nos presentear com outras
    maravilhosas histórias. bj Su :*

    ResponderExcluir
  25. HISTÓRIA BONITA! DIFÍCIL O AMOR RETRATADO POR ESSE PAI AO FILHO E VICE VERSA. PARABÉNS VILMA SANTOS, PELA FORMA DE ABORDAR AS PRISÕES PSICOLÓGICAS, APESAR DE TER OUTRAS PRISÕES QUE NÃO FORAM MENCIONADAS. GOSTEI MUITO!! PARABÉNS! ANTONIO

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Srª Ana, obrigada por sua crítica construtiva, aproveito para lhe informar que esta parte fica a cargo de um revisor da própria editora, procuro não me atentar a estes detalhes para não perder a linha de raciocínio.

      Excluir